CUIDADOS COM SUA JOIA

 

As joias são feitas artesanalmente com materiais nobres e de qualidade e por isso, merecem alguns cuidados especiais para garantir o seu brilho e sua beleza. Além das dicas de manutenção, ofereço o suporte para qualquer procedimento profissional para sua joia da marca Andressa Esposito.


OURO
Uso o ouro 18k para a fabricação das joias, ou seja, 75% de ouro puro e 25% de liga (cobre e prata). Com o passar do tempo, podem adquirir um aspecto mais escuro, devido a sua liga. Isso ocorre, pois a joia passa por um tratamento a base de ácido que, em alguns casos específicos, pode ficar retido uma micro porosidade. Em contato com calor, ar e umidade, o ácido provoca uma ação oxidante nos componentes da liga, principalmente no cobre, escurecendo a peça.

No caso do ouro branco, a liga usada é o paládio, e por esta razão, seu aspecto final fica opaco e acinzentado. Devido a isso, as joias recebem o banho de ródio, para manter a cor mais clara e uniforme. Com o uso frequente, pode haver a necessidade de um novo banho, pois com o tempo corre o risco de desgastar seu brilho. 


PRATA
As joias em prata Andressa Esposito tem o teor 950, ou seja, 95% de prata pura e 5% de liga. Com o tempo de uso, pode haver a oxidação através do tratamento com ácidos, como citado acima. Pode ocorrer também, em pessoas que possuem uma taxa mais elevada de ácido úrico, ou que façam uso de algum determinado tipo de remédio, tende a provocar o escurecimento do metal.


PÉROLAS
As pérolas devem ter um cuidado especial, pois são muito frágeis. Se uma peça é utilizada regularmente, elas irão absorvendo a acidez da pele, perfumes, entre outros produtos químicos que podem acabar descamando, diminuindo o tamanho, além de perder o seu brilho. Para evitar, limpe-as com uma flanela macia e úmida após o uso e guarde separadamente das outras joias.  No caso de colares e pulseiras em fios, requerem manutenção anual, ou seja, precisam ser remontadas e limpas por um profissional. Com estes cuidados, a pérola terá sua vida prolongada.


CONSERVAÇÃO
* Um dos primeiros cuidados é guardar as joias individualmente, em saquinhos. Juntar joias em um mesmo lugar pode acarretar quebras, riscos e oxidação;

* Retire suas joias ao lavar as mãos ou tomar banho. O sabonete embaça as peças com a continuação do uso;

* Não use suas joias na praia ou piscina, além dos produtos químicos presentes na água, o sol e demais fontes de calor também podem danificar as peças;

* Evite fazer serviços manuais pesados usando seus anéis. Os metais ficam arranhados e as pedras, até mesmo os diamantes podem se quebrar;

* O contato da sua joia com cosméticos, perfumes e remédios pode alterar a cor das pedras e dos metais. Prefira passar cremes e perfumes dez minutos antes de colocar suas joias;

* Para uma melhor conservação, manter a rotina de limpeza com uma flanela macia e seca, conservando assim o brilho natural da sua joia.